Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

The Residents - Major Discography
Postado por H. Melissopoulos em terça-feira, 6 de maio de 2008.
Os álbuns a seguir são considerados a discografia essencial do The Residents, uma das bandas mais excêntricas, anti-arte e misteriosas da história da musica, com um suposto anonimato mantido por mais de 30 anos criando idéias, filosofias e histórias. Com sua visão a frente do tempo sempre tiveram mudanças na forma em que faziam musicas, já experimentaram estilos como Ambient, Dada, Pós-Punk, Eletronica, radio-novela e tudo que se pode imaginar sempre reagindo como vanguarda, com isso serviram de influencia de muito o que é visto nos dias de hoje, apesar disto, ninguém ainda sabe ao certo quem são, quantos são e para onde irão, então vamos tentar entender um pouco de sua história (ou o que se imagina dela).

Um dos primeiros trabalhos conhecidos dos Residents é conhecido como The Warner Bros. Album, feito antes mesmo de terem o nome The Residents, na verdade, antes mesmo de terem um nome.

Uma das características mais fortes do começo do The Residents foram seus trabalhos contra bandas consideradas mainstreams da época, o Meet the Residents, primeiro EP oficial do The Residents, é um golpe contra a cultura popular/comercial desde a capa e do nome que são uma sátira ao Meet The Beatles! dos Beatles. Nada oficial, mas no álbum Third Reich 'n Roll alem da capa que é carregada da simbologia nazista e de desenhos do Hitler, que recebeu censura e até foi proibida na época a venda deste álbum na Alemanha, as musicas Swastikas on Parade e Hitler Was a Vegetarian são na verdade varias outras musicas pop dos anos 60 modificadas e sobrepostas, uma média de 32 outras musicas de vários grupos. Para que satirizar só os Beatles se tem um bando de que podem ser satirizados? Alem disso, outras musicas como (I Can't Get No) Satisfaction e Loser (is congruent to) Weed são re-leituras de musicas do Rolling Stones e as musicas Beyond the Valley of a Day in the Life e a Flying são re-leituras de musicas dos Beatles.

O Not Available é um dos mais bem criticados álbuns dos eyeball-heads. A trajetoria do album é bem diferente dos outros, tem todo um clima melancólico e alucinogéno, você consegue sentir um ambiente surreal em algum lugar ouvindo alguém que você não sabe nem o nome, sexo e rosto a única referencia que você tem é uma mascara de globo ocular e isto é uma das coisas que aprendi com o The Residents, que não importa você saber o nome dos músicos, ou saber a biografia/discografia completa de uma banda ou com quais outras bandas ela trabalhou, isto é apenas um clichê idiota que as pessoas tem para falar para si, que elas gostam de verdade de uma banda, eu particularmente não conheço nada de varias bandas postadas por mim aqui, só sei que gosto do que escuto e não existe nada mais importante que isto, se você ficou ofendido por isto, bem, azar o seu.

Existem muitas histórias e lendas sobre a verdade do The Residents, alguns dizem que são músicos deformados, outros dizem que eles são os Beatles, até mesmo o Matt Groening - criador dos Simpsons - já fez a sua, mas uma das mais intrigantes histórias é a da Teoria da Obscuridade que é apresentada neste álbum.

A Teoria da Obscuridade afirma que o artista só produz arte pura e sincera quando este ignora influências e expectativas de sucesso do mundo exterior ao dele, logo este não esta intencionado a lucrar e produz a obra para si, e foi exatamente isto que o The Residents fez, pois o Not Available foi criado em 1974 e trancado até 1978 que foi ano de seu lançamento oficial para o mundo, esta Teoria foi criada por N. Senada (nome que provavelmente é um trocadilho com "Em Si, Nada"), ninguém sabe ao certo sobre a real existência de N. Senada, ele é citado também como personagem no filme que nunca foi lançado do The Residents, Vileness Fats, então esta é outra das varias duvidas sobre o The Residents.

Outra curiosidade da banda é que em 1976 eles lançariam o primeiro LP com 3 lados do mundo chamado Tourniquet of Roses mas infelizmente a gravadora Ralph Records insistiu para o grupo cortar para a convencional versão de apenas 2 lados e nomeou o trabalho de FingerPrince, a parte cortada foi lançada 3 anos depois com o nome de BabyFinger e em 1988 re-lançaram o FingerPrince com as musicas do projeto original Tourniquet of Roses.

The River Of Crime foi uma série musical do The Residents lançada em Novembro de 2006 no estilo de radio-novela (Aquelas com um narrador, uma musica de fundo e efeitos).

The Bunny Boy lançado no meio do segundo semetre de 2008 continua com o mesmo formato lançado nos ultimos albuns da banda onde se dá maior privilégio a história contada - mais falada do que cantada -, elementos eletronicos, convidados como Nolan Cook e uma série de pequenos vídeos que são paralelos ao album, você pode conferir a série pelo endereço youtube.com/theresidents.

Muitos fãs não gostaram deste album por não conter os elementos antigos da banda como satiras de outras bandas, novos experimentos e principalmente a lisergia dos primeiros anos da banda mas entendam, tudo evolui.




Como vocês conseguem ver, está é uma banda com muitas lendas e curiosidades, ficaria aqui muito tempo para contar tudo então deixarei alguns links no final do post para matérias interessantes sobre o grupo, como sempre lançam algo na arte visual é interessante para quem tiver tempo dar uma passada no YouTube e ver os vídeos dessa grande banda e se quiserem mais coisas deles, só deixar pedidos nos comentários que assim que possível eu upo.



The Residents é recomendado para amantes de musicas estranhas e surreais, se ter mente aberta é uma das suas características, esta é uma grande chance para se aventurar no mundo da musica bizarra.



Meet The Residents


Ano: 1974

Not Available


Ano: 1978

The Third Reich 'N' Roll


Ano: 1976

Fingerprince


Ano: 1977

Duck Stab! / Buster And Glen


Ano: 1978

Eskimo


Ano: 1979

The Commercial Album


Ano: 1980

Mark Of The Mole


Ano: 1981

Intermission


Ano: 1982

The Tunes of Two Cities


Ano: 1982

(The American Composer Series I) George & James


Ano: 1984

The Big Bubble (Part IV Of The Mole Trilogy)


Ano: 1985

(The American Composer Series II) Stars & Hank Forever!


Ano: 1986

God In Three Persons


Ano: 1988

The King & Eye


Ano: 1989

Freak Show



Ano: 1991

Our Finest Flowers


Ano: 1992

The Gingerbread Man


Ano: 1994

Wormwood: Curious Stories From The Bible


Ano: 1998

Demons Dance Alone


Ano: 2002

Animal Lover



Ano: 2005

The River Of Crime



Ano: 2006

The River Of Crime (Instrumental Soundtrack)


Ano: 2006

Tweedles!



Ano: 2006

The Voice of Midnight


Ano: 2007

Bunny Boy
Download

Ano: 2008




Alguns links legais para consulta:
la idea fija
Wikipedia
Resident Lovers
B.O.G.
MySpace

Marcadores: ,