Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Afro Celt Sound System - Vol. 3: Further In Time (2001)
Postado por Daniel em terça-feira, 15 de abril de 2008.



Genre: World Music
Origin: United Kingdom

Texto abaixo escrito por Demétrio:

Originário da Inglaterra (muito embora dois de seus membros sejam de origem africana) e já contando com diversos discos gravados através do selo Real World Music, de propriedade do Peter Gabriel(também um grande colaborador), o grupo Afro Celt Sound System tem uma proposta musical deveras interessante, que é a fusão de ritmos africanos com música celta.

Pelo menos neste Volume 3: Further in Time (o único do grupo que eu tive a grata chance de conhecer até agora), posso dizer que o resultado dessa fusão é realmente soberbo, numa belíssima fusão de faixas com uma pegada mais rock, embaladas ao ritmo de uma batida eletrônica bastante visceral (inclusive alguns graves dignos de nota), outras um pouco mais na linha Trip-Hop, e finalmente algumas mais suaves, nas quais ritmos africanos bem compassados se fundem com aquela atmosfera tipicamente etérea e emotiva da música tradicional Celta.

A faixa de abertura (North) combina típico canto africano com atmosferas eletrônicas mais hipnóticas, progredindo em seguida para um ritmo mais marcante, um pouco na linha trip-hop, com reconhecíveis elementos de música celta ao final, e já na faixa seguinte (North 2) uma pegada bem mais visceral se combina mais uma vez com música tradicional celta. A faixa 3 (When You’re Falling), com participação do Peter Gabriel no vocal e teclados, é bem na linha de seus mais recentes trabalhos, com uma batida mais pop-rock. O disco segue alternando essas influências todas, com destaques para as músicas Lagan (faixa 5), uma das minhas prediletas, com sua batida ao mesmo tempo hipnótica e visceral, Life Begin Again (faixa 7), com a participação de Robert Plant e sua atmosfera meio oriental (alguma semelhança com Kashmir não é mera coincidência), Further in Time (faixa 8), repleta de ritmos africanos, Go on Through (faixa 9), tipicamente celta (lembrando bastante o trabalho da Sinéad O'Connor) e Persistence of Memory (faixa 10), uma balada pop-rock belíssima também.


Eu tive uma grata surpresa com o som dessa banda. Eu diria que é a mistura perfeita entre música celta, música eletrónica e música africana. Um ótimo som pra relaxar a qualquer hora do dia.

SITE IN ENGLISH ABOUT THE BAND

DOWNLOAD

Marcadores: