Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Pa&Tone - Kilik [026]
Postado por Henrique Tonin em sexta-feira, 10 de outubro de 2008.
O músico porto-alegrense Cristiano Rosa (Pan&Tone) é, a meu ver, um dos mais instigantes do Brasil na atualidade.

Assisti a um dos seus concertos no começo do ano, e tive minha mais perturbadora experiência provocada pela música. Só o que lembro é que, a uma certa altura, senti uma espécie de vertigem, seguida de uma sensação agradabilíssima de estímulos subindo do tronco para a cabeça; perdi por alguns segundos a consciência do que estava acontecendo; minha cabeça estava inclinada para trás e eu tinha os olhos fechados quando saí dela. Talvez tenha durado apenas alguns milésimos de segundo.

Também lembro que, instantes antes, uma pessoa muito querida que eu havia levado para assistir o concerto estava contendo as lágrimas e sussurrando que nunca mais falaria comigo.

Não fui o único a ficar impressionado. O músico austríaco Bernhard Gál, que estava na platéia, convidou-o ao final da sua própria apresentação para fazerem uma improvisação a dois, que foi espetacular.

Vou deixar o link do coletivo de música experimental Antena, que tem feito um ótimo trabalho no Rio Grande do Sul, envolvendo produção, gravação, composição e divulgação de várias vertentes da música experimental e eletro-acústica.

Pa&Tone - Kilik [026]

Como consta no endereço acima, "'Kilik' é um disco de 99 compassos criados com clics, pequenos pedaços de som formando ritmos de modo muito sutil. A intenção original do disco é que estes ritmos sejam re-combinados a cada audição, montados de diversas formas. Um quebra-cabeça livre, um jogo de armar."

Boa viagem.


Obs: o blogger não admite o caractere "&" nos marcadores, de modo que tive que usar o marcador com o nome verdadeiro do artista.

Marcadores: , ,