Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Mahavishnu Orchestra - Wild Strings (1999)
Postado por Alphonse van Worden em domingo, 2 de novembro de 2008.


1999

FirePower

01. Meeting of The Spirits (12:51)
02. You Know You Know (12:31)
03. The Dance of Maya (14:51)
04. The Noonward Race (22:11)

- John McLauglin / guitarra elétrica
- Rick Laird / baixo elétrico
- Jerry Goodman / violinos elétrico e acústico
- Jan Hammer / piano elétrico, sintetizadores
- Billy Cobham / bateria


Download


Disponibilizo aqui para vc's, oh my brothers, este EXCEPCIONAL bootleg ao vivo do allmighty Mahavishnu Orchestra: Wild Strings, lançado apenas 1999 por um selo chamado Fire Power, mas que registra um concerto da banda no Emerson Gymnasium de Cleveland-HO, em 21 de Abril de 1972. O show é tão bom que é de se espantar o facto de que nunca tenha merecido um lançamento oficial. Consoante o blog onde o encontrei inacialmente, eis o imbroglio por trás deste 'não-lançamento':

"Segundo John McLaughlin, a Columbia Records se recusou a lançar esse show, provavelmente porque tinha acabado sair o ótimo disco ao vivo Between Nothingness & Eternity (1973). O que deixou o músico aborrecido, porque para ele essa apresentação em Cleveland foi um dos melhores shows que a Mahavishnu Orchestra já fez. A gravadora chegou a solicitar a Gregg Bendian (baterista e produtor musical) que se encarregasse do lançamento do CD. Uma mixagem foi feita e enviada para a aprovação de John McLaughlin. Porém a Columbia não deu continuidade ao projeto. Depois que a gravadora foi comprada pela Sony, esta pretendia usar a gravação como bonus disc do relançamento de The Inner Mounting Flamey, em 2004, mas também não rolou. Se o oficial não saiu, alguém em algum lugar teve acesso aos tapes e o disco acabou virando um bootleg com excelente qualidade audio stereo."

É realmente uma pena, pois Wild Strings dá uma verdadeira surra de cinta em Between Nothingness & Eternity, não só do ponto de vista artístico mas até mesmo em termos de qualidade de gravação. O que temos aqui é a lendária formação McLaughin / Goodman/ Cobham / Hammer / Laird convertendo quatro composições de Inner Mounting Flame em assombrosos workouts de esmerilhação fusion, supernovas sonoras pejadas de improvisações furiosos, solos viscerais e passagens estratosféricas. O destaque vai indubitavelmente para a faixa de encerramento, uma inacreditável Noonward Race expandida para nada mais nada menos que 22 devastadores minutos de fusion em compasso de sonic blitzkrieg full mode ON, com McLaughin, Goodman, Hammer e Cobham destruindo tudo à sua frente, enquanto Laird segura as pontas' nas quatro cordas. O que banda apronta nessa versão ultrapassa todos os limites possíveis e imagináveis, trata-se a meu ver simplesmente da melhor coisa já registrada sob o label 'Mahavishnu Orchestra', mas também de um dos pontos culminantes do jazz rock como um todo.

Um disco simplesmente IMPERDÍVEL, confiram!

Marcadores: