Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Devin Townsend Project
Postado por c. em domingo, 1 de novembro de 2009.


Primeiro, peço desculpas pela longa ausência minha aqui no sonoraurora. Tem se tornado mais difícil dividir meu tempo com outras atividades, ainda que, ao meu ver, isso não justifique plenamente essa minha ausência.

Mas enfim, indo ao que interessa, volto aqui depois do hiato deixar o trabalho de um carinha que me impressiona bastante, chamado Devin Townsend. Canadense, nascido em 5/5/72, ele se tornou famoso no mundo metálico com a sua banda, Strapping Young Lad, que se dedicava a um Thrash/Death Metal que flerta com o Progressivo e Industrial em vários momentos. Essa banda teve vida entre 1994 e 2007, onde o Devin resolveu se dedicar a seus projetos solos, alcunhados brilhantemente de Devin Townsend, Devin Townsend Band, e agora... Devin Townsend Project! Impressionante a criatividade, não? :D

Tá, sarcasmos a parte, resolvo postar aqui os dois CDs do DTP, ambos lançados esse ano num intervalo de menos de 6 meses (é, o cara realmente parece produtivo e inspirado atualmente), chamados de Ki e Addicted, respectivamente. Enquanto o primeiro tem a base sonora enraizada no Prog Rock, mas absorvendo várias influências que vão do Metal ao Ambient, Jazz e Blues, o segundo já se mostra quase totalmente arquitetado no Prog Metal, remetendo em muitos momentos a antiga banda do Devin, tendo direito, ainda, a participação mais do que especial da Anneke Van Giersbergen (Agua de Annique, ex-The Gathering), conferindo um charme e tempero especial ao álbum.

Ao meu ver, Devin Townsend trata-se de um dos nomes mais criativos e produtivos do Prog Metal contemporâneo, fugindo e muito dos clichês que o tal subgênero veio, infelizmente, a construir sobre si mesmo. Imagino que muitos frequentadores daqui venham a apreciá-lo e muito bem, então, deixo os links dos dois CDs mencionados cá, embaixo, e espero então que minha palavra esteja correta. ;)



2009 - Ki



[download]



2009 - Addicted



[download]

Marcadores: