Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Free Bop (2003)
Postado por Thiago Miotto em domingo, 23 de janeiro de 2011.

DOWNLOAD

Nunca basta revisitar os mestres, há sempre algo novo a aprender e apreender, não importando o número de vezes que formos ter com eles.

Em poucas décadas o jazz passou por inúmeras transformações, sendo encabeçado por mestres que jamais se contentaram em estagnar ou reproduzir fórmulas, homens esses que fizeram de suas vidas parte importante da renovação da música de seu tempo; dentre os mestres do jazz figuram homens como John Coltrane, Eric Dolphy, Ornette Coleman, Cecil Taylor e Thelonious Monk, vidas essas que, com seus ideais, imensas batalhas, estudos, sonhos e imaginação, nos deixaram um importante legado a ser cultivado.

Se a música "clássica" demorou séculos para permitir uma maior liberdade do intérprete - que hoje, com suas escolhas e responsabilidade, pode em alguns momentos ser tão influente quanto o compositor na composição de uma obra -, o jazz americano conseguiu em poucas décadas operar uma ininterrupta expansão a ponto de hoje, em seus cumes mais extremos, poder colocar-se sem distinção entre compositores e improvisadores.

No presente álbum ouvimos uma vigorosa união de músicos brasileiros revisitando os mestres citados no post. Longe de um retrato comum e vazio que meramente apresenta um tema e o desenvolve num número fixo de compassos, temos a oportunidade de ouvir uma união de músicos que penetraram no mundo dos mestres e tomaram para si a missão e a coragem de revisitar seu legado numa transição de forças que, como o nome do álbum nos diz, poderia ser chamada de free-bop.

Músicas:

1 - Giant Coltrane
2 - Misteric Dolphy
3 - Skies of Ornette
4 - Profreessor Taylor
5 - Round MidMonk

Músicos:

Alexandre Teixeira - bateria
Bidinho - trompete
Don Camilo - guitarra
Flavio Goulart - piano e contrabaixo
Kim Ribeiro - flauta transversal
Lulu Pereira - trombone

Marcadores: , , , , ,