Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Da semente de uma orquestra de improvisação livre no Brasil
Postado por Thiago Miotto em sábado, 30 de abril de 2011.

Quem acompanha as notícias de improvisação livre e arredores no Brasil sabe que os últimos anos estão sendo os mais agitados no sentido de trazer grandes músicos do cenário internacional para se apresentarem por aqui. Nos últimos anos Cecil Taylor, Joe Morris, John Edwards, Ken Vandermark, Matthew Shipp, Ornette Coleman, Peter Brötzmann, William Parker, entre outros, foram bem recebidos e deixaram suas marcas por aqui.

Além disso, projetando a improvisação do Brasil para o exterior, temos nomes como o projeto Abaetetuba (atualmente com Antonio Panda Gianfratti, Michelle Agnes e Thomas Rohrer), Ivo Perelman, Marcio Mattos, Rodrigo Montoya e Yedo Gibson.

Com esse movimento e o crescente uso dos jovens da internet - que possibilitou o acesso à informação outrora quase impossível de tomar contato no Brasil -, hoje um movimento de improvisação livre começa a tomar forma em São Paulo e arredores.

Antenado com tudo isso, Juliano Gentile, que trabalha na curadoria e música do CCSP (Centro Cultural São Paulo), está através do espaço oferecendo oficinas com improvisadores e regentes de diversas partes do mundo, a começar pelas oficinas ocorridas no "Primeiro Festival Internacional Abaetetuba de Improvisação Livre" que aconteceram no ano passado e contaram com concertos dos integrantes do projeto Abaetetuba já mencionados, e com oficinas e concertos de John Edwards, Raymond MacDonald, Ricardo Tejero e Saadet Türköz.

Neste ano, Chefa Alonso - multi-instrumentista, regente e teórica -, deu início às oficinas e concertos, que ocorreram há poucos dias no CCSP. O projeto pretende formar a médio prazo uma orquestra de improvisadores em São Paulo baseada no aprendizado e vivência de tais oficinas.

Dando continuidade, no final de Maio teremos a presença do quarteto de cordas Stellari, que ministrará três dias de oficinas e fará duas apresentações - uma do quarteto e uma com a orquestra. Aos interessados, as inscrições estarão abertas a partir de 03 de Maio no site do CCSP.

Por fim, tive a felicidade de me incluir entre os alunos no ano passado e neste ano com os improvisadores nas oficinas e no concerto com regência da Chefa Alonso. Segue um pequeno trecho da apresentação que ocorreu há poucos dias.

Marcadores: , , ,