Alfred Schnittke (Engels, Rússia, 24 de Novembro de 1934 — Hamburgo, 3 de Agosto de 1998), foi um compositor clássico poli-estilista, focando principalmente no estilo de música erudita criada na segunda metade do séc. XX, a chamada Música Espectral, que se caracteriza por trabalhar com a decomposição e o espectro dos sons.
Suas músicas não são alegres, mas isso não quer dizer que não são sejam bem humoradas, Schnittke era dotado de um intenso sarcasmo e um profundo humor negro. O seu Requiem com certeza é disparado o mais sombrio que já foi feito. Destaque para 'Tuba Mirum' e o 'Credo'. Infelizmente me falta a informação se ele o compõs sobre encomenda para alguém , se foi algum pedido da Igreja ou se foi por vontade própria.
Resaltando que esta gravação do Réquiem é uma rara apresentação do Swedish Radio Choir, referência mundial para trabalhos de coro; e ainda sobre a regência do compatriota de Arvo Pärt, e profundo conhecedor da religiosidade da igreja ortodoxa russa por assim dizer, Tõnu Kaljust.
Schnittke também compôs várias trilhas sonoras paras os filmes soviéticos, extremamente marcantes aliás. Em "My Past And Thoughts" a emocionante 'Madonen' torna-se inesquecível para quem assistir. Já em "The Master And Margarita" eu diria que o destaque todo fica para a "brincadeira" feita com o Bolero de Ravel, digamos que Schnittke nos apresenta com o seu bom humor o quão macabro pode soar até mesmo uma das obras com a melodia mais bela da música clássica; e certamente que Ravel não ficaria brabo com essa 'homenagem' do Schnittke, já que o próprio Ravel começou a detestar o seu Bolero após o sucesso desmedido que este fez ocultando o resto da sua obra.
Para apresentar essa série de trabalhos do Schnittke para o cinema, vou postar aqui um compilado que saiu recentemente reunindo as suas composições mais conhecidas. Quem puder correr atrás dos filmes certamente seria enriquecedor.