Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Carreg Lafar
Postado por Andre Carvalho em segunda-feira, 18 de julho de 2011.

a verdadeira música celta








O Carreg Lafar é um grupo de música folklórica que foi formado em Cardiff , a capital do País de Gales em 1994. É um daqueles casos bastante felizes em que a tradição se veste da imaginação de seus executantes, assim como de influências contemporâneas, sem perder o norte dado pela tradição. Diferente de outros músicos do gênero que se perdem ao adequamento de gravadoras e público, o Carreg Lafar possui esta qualidade de permanecer verdadeiro em relação aos seus costumes, então no caso quem ouvir não será "traído" pela música, pois não correrá o risco de escutar algo que seja falso.


Outro fator interessante para destacarmos a respeito do Carreg Lafar é o uso da gaita galesa, o pibau, que é uma invenção moderna, construída tendo como modelo o próprio pibgorn (a cantadeira da gaita-de-fole galesa é curvada como o pibgorn) e ainda a gaita-de-fole bretã. De qualquer forma fica a dica para quiem gosta, ouça a faixa Lisa Lan: no final temos um belo solo de pibau, a gaita galesa.


O CD Hyn do Carreg Lafar, que está para baixar logo abaixo, é uma oportunidade também para quem quer ouvir a sonoridade da língua galesa, que, de fato, é bem bonita. Soa um pouco gutural, como soa o irlandês, mas com certo ar latino e certa suavidade.










Hyn





1 - Yr Hen Ferchetan
2 - Os daw fy Nghariad
3 - Blewyn Glas
4 - Lisa Lân
5 - Cariad Cywi
6 - Afon Yr Ha
7 - Mari Lwyd
8 - Llef Harlech
9 - Aberhonddu
10 - Dau Rosyn Coch


mp3 | 39 MB


Download