Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Iancu Dumitrescu
Postado por Thiago Miotto em quarta-feira, 7 de setembro de 2011.

Compositor romeno nascido em 1944 e casado com a compositora Ana-Maria Avram, Iancu Dumitrescu é dono de uma poética ímpar dentro da música contemporânea: a partir da potência (que pode ser colocada como "direção imanente") que carrega o som, o compositor busca parir suas obras a partir de esforços ao redor da filosofia de Edmund Husserl e sua fenomenologia. Começando por algum pequeno material sonoro e o restringindo ao máximo (no sentido de despojar-se de qualquer possível "resto" não essencial), o compositor, através de sua concentração e observação meditativa do som, começa a formar uma imagem que aos poucos se cristaliza. Somente depois dessa fase é que memória e imaginação começam a auxiliar numa construção estruturada a partir do que se deu.

Como a maioria dos compositores contemporâneos, Dumitrescu possui formação clássica e utiliza-se muitas vezes de meios tecnológicos, com o diferencial de colocar introversão, instrospecção e isolamento como necessários e primordiais ao compositor, antes da técnica e da tecnologia.

Em suas entrevistas, Dumitrescu também afirma a importância de "buscar e ouvir a si" através de vivências extra-musicais (rituais e sonhos, por exemplo) como parte importante em suas construções e ideais na música, além de uma incessante pesquisa sonora com instrumentos (que tipo de arco usar para produzir um resultado ou sonoridade X no violino, por exemplo).

Abaixo segue um link com 6 álbuns do compositor. Uma boa audição a todos.

Marcadores: