Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do LastFM e no Facebook.


Alfred Schnittke - Faust Cantata & Concerto Grosso No. 2
Postado por Andre Carvalho em terça-feira, 4 de outubro de 2011.






Seguindo as postagens do Schnittke.



O concerto grosso No. 2 eu ainda não dei toda a atenção a ele, mas o pouco que eu escutei achei fantástico, ainda que não de para comparar com o 1. Aqui, para quem quiser conferir:





A Faust Cantata é um absurdo, simplesmente não dá para imaginar que alguém compôs algo assim, o que nos faz reconhecer em Schnittke o seu talento em diferentes áreas de composição.
Em "Es geschah", um tango altamente histérico, é considerado por muitos uma das melhores árias de todos os tempos, o que é perfeitamente aceitável visto a força que ela possui. Esta versão do vídeo que postarei mais abaixo é da BBC, e não possui todos os elementos presentes nesta gravação do álbum, mas já dá uma bela noção da força obscura da mesma.


Estava vendo esses tempos um documentário sobre o Schnittke (The Unreal world of Alfred Schnittke) onde um crítico disse que talvez Schnittke tenha sido o único capaz de compor alguma música decentemente para o Fausto, e isso porque ele era "a ligação perfeita entre Deus e o Demônio" (perfeitamente demonstrado no vídeo abaixo); de fato, Schnittke era dotado de uma religiosidade monstruosa, até mesmo mística (talvez uma herança da igreja ortodoxa russa), mas mesmo possuindo toda essa religiosidade ele compôs temas extremamentes sombrios e sarcásticos, envoltos em muito humor negro. E ver esta entrevista do Schnittke, onde ele aparece com uma fala mansa, um olhar inocente e cansado, profundamente amoroso, mas parecendo estar totalmente perdido, bom, ver isso e escutar o que ele compôs, (como o Requiem aqui já postado) faz perceber que ele possui um espírito impressionante, forte e enigmático, talvez o mais enigmático do séc. XX.










1. Concerto Grosso No. 2, I. Andantin - Algegro
2. Concerto Grosso No. 2, II. Pesante
3. Concerto Grosso No. 2, III.Alegro
4. Concerto Grosso No. 2, IV. Andantino
5. Faust Cantata, I. Folget nun
6. Faust Cantata, II. Die vierundzwanzig
7. Faust Cantata, III. Gehen also miteinander
8. Faust Cantata, IV. Meine liebe
9. Faust Cantata, V. Ach, mein Herr Fauste
10. Faust Cantata, VI. Doktor Faustus klagte
11. Faust Cantata, VII. Es geschah
12. Faust Cantata, VIII. Diese gemeldete Magistri
13. Faust Cantata, IX. Also endet sich
14. Faust Cantata, X. Seid nüchtern und wache


mp3 | 192 Kbps | 94 MB

Download

Marcadores: