Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

John Cage
Postado por Henrique Tonin em domingo, 6 de maio de 2012.
Falar sobre John Cage seria uma tarefa complicada. Este post não é exatamente uma introdução à sua obra — muito menos algo que reflete, pontualmente, suas buscas como compositor e homem. O que fiz foi uma seleção das suas obras seguindo um critério puramente subjetivo: aquelas que considero especialmente tocantes.

Em poucas palavras, este post é uma tentativa de dividir - com uma pessoal especial para mim - as experiências tão significativas que estas obras me permitiram um dia.

Obscure No. 5 - Jan Steele / John Cage: Voices and Instruments (1976)

Info.

O título do álbum e a associação dos nomes de Jan Steele e John Cage podem causar alguma estranheza. Isso porque o álbum, na verdade, é um lançamento da extinta gravadora Obscure, de Brian Eno, com uma seleção de obras dos dois compositores executadas por convidados especiais (Fred Frith, Carla Bley, Robert Wyatt, entre outros).

Uma delas é uma das suas composições que considero mais belas (se é que o adjetivo não é uma restrição das intenções do compositor): a peça para piano In a Landscape, executada por Richard Bernas.

***






(Mp3)

Ele também pode ser ouvido online, aqui.



John Cage - In a Landscape (Stephen Drury)

In a Landscape reúne principalmente obras do período compreendido entre 1938 e 1948, entre elas algumas das que eu considero mais belas: a própria peça In a Landscape, a Suite for Toy Piano e Dreams.

***





(Mp3)


John Cage - Annelie Gahl, Klaus Lang – Melodies & Harmonies (2010)

Info.

Este álbum reúne versões para violino e piano elétrico das Six Melodies (de 1950) e das Thirteen Harmonies (de 1985). As harmonias foram compostas seguindo o mesmo impulso do String Quartet in Four Parts, enquanto as melodias eram consideradas por John Cage como um post-scriptum do mesmo. As Thirteen Harmonies são arranjos de Roger Zahab, feitos com o consentimento do compositor, a partir das 44 Harmononies (movimento da obra Apartment House 1776, for voices and instruments, de 1976).

***





(formato APE)

Marcadores: