Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Jean Sibelius & Alfred Schnittke - Concertos
Postado por Andre Carvalho em sexta-feira, 20 de dezembro de 2013.







Duas obras fantásticas. O Concerto para Violino Op. 47 do Sibelius e o famoso Concerto Grosso No. 1 do Schnittke.


O Concerto para Violino do Sibelius inicialmente havia sido escrito em homenagem ao grande violinista da época Willy Burmester, isto em 1903. Por questões financeiras Burmester não pode estrear  a obra, o que levou Sibelius a deixá-la ao encargo de Victor Novacek, um professor de música da cidade de Helsink. A estréia foi um fracasso. Novacek não deu conta da complexidade da obra. Depois de várias correções e revisões, Sibelius entregou a obra ao encargo do grande Richard Strauss e da Filarmônica de Berlin; novamente Burmester não pode executá-la; sendo assim, Karel Halir (com quem Burmester rivalizava), foi incumbido de estrear a obra na Alemanha. Burmester ficou tão ofendido que jurou que jamais interpretaria o concerto. Sibelius então o re-dedicou a um jovem garoto prodígio finalandês do violino.
A obra belíssima, possui a vitalidade intercalada com momentos de beleza característica do compositor finlandês, em alguns momentos chegando a lembrar as sinfonias do Mendelssohn. 


***


O famoso e surpeendente Concerto Grosso No. 1 do Schnittke já foi postado aqui no Sonora. Esta execução não difere muito da outra postada. Ambos os solistas (nada mais nada menos que Gidon Kramer e Tatjana Gridenko) apresentam um entrosamento fantástico, absolutamente necessário para este concerto.

***

Na promoção do dia você leva duas grandes obras pelo preço de uma! Aproveite!







Jean Sibelius
Violin Concerto in D minor, Op.47
 1. Allegro moderato
 2. Adagio di molto
 3. Allegro, ma non tanto

Alfred Schnittke
Concerto Grosso No. 1
4. Preludio
5. Toccata
6. Recitativo
7. Cadenza
8. Rondo
9. Postludio


250 MB | FLAC
Download






Marcadores: ,