Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Arthur Russell - Another Thought (1994)
Postado por Andre Carvalho em segunda-feira, 16 de junho de 2014.






Este post já deveria ter sido feito há muito tempo, muito mesmo, há mais ou menos uns 3 anos atrás. A mania de ir prorrogando algumas coisas esperando o momento certo e mais adequado para que o melhor proveito do momento seja tirado, fez com que ocorresse este atraso praticamente imperdoável.

Conheci o Russell em uma madrugada na qual não queria dormir, tentava aproveitar bastante os momentos sozinhos; prorroguei o sono assistindo programas da tv aberta nem um pouco atrativos, até começar um extinto programa na MTV chamado Medula, aqueles programas de temporada que dificilmente duram mais que 1 ano. O programa era até interessante, só imagens, alguns vídeos e a música do artista tocando ao fundo com informações sobre o mesmo. O artista da vez no programa era o Russell. Não lembro qual música tocou, não lembro de nenhuma informação adicional além do nome e dessa foto:



***


Não deveria lembrar dele, mas lembrava, e seguidamente. Isso durou uns dois anos até me dignar a ouvir. Comecei pelo Another Thought, fui ouvindo e apreciando cada vez mais e continuamente me aprofundando na história e discografia dele. Depois disso compartilhei da admiração pela sua obra com alguns amigos numa comunidade do Orkut, e o interessante disto é que quem o ouviu também desenvolveu o mesmo carinho e admiração; talvez isso se deva pelos desencontros da vida do Russell, tão e cada vez mais universais.

Post dedicado especialmente aos amigos da época, alguns pouquíssimos que ainda mantenho contato e outros dos quais infelizmente já não tenho mais notícias. 

J.V, Leonardo Caetano, Matheus Schwertner, Jean Arthur, Matthäus Souza, Lucas Ishikawa


ps: espero ter acertado o sobrenome do Ishkawa-khan








***

Aqui o texto que fiz na época em que postei o álbum pela primeira vez na comunidade, em 9 de dezembro de 2011:
 
"Pra mim o melhor álbum do Russell, talvez o mais sentimental também. Sendo quase que simplesmente ele, seu cello e algumas percussões e efeitos adicionados posteriormente em estúdio.

Comentei com o JV certa feita, que o Russell por ser minimalista agrada a qualquer um inicialmente, realmente é muito difícil não gostar, o problema e que talvez não se de toda a atenção que ele merece. A música do Russell é algo que realmente vai fundo na alma do cara, e em especial neste álbum fica demonstrado muito da personalidade controversa e sofrida dele; bom não devia se fácil ser homossexual naquela época.

Outra coisa que me chama muita atenção no Russell é mesmo ele demonstrando várias faces em seu trabalho (alegres, tristes, depressivas, dançantes, bem humoradas), todas quase sem excessão carregam aquela típica melancolia de quem tenta, mas não se encontra no mundo, e acaba tendo por saída exprimir isso somente através da arte. Deve ser por isso que ele andou por tantos caminhos dentro da música."



Creio que dê para se dizer por fim que o Russell é uma trilha sonora para a vida.






1. Another Thought   
2. A Little Lost   
3. Home Away from Home   
4. Lucky Cloud   
5. This Is How We Walk on the Moon   
6. Hollow Tree   
7. See Through Love   
8. Keeping Up   
9. In the Light of the Miracle   
10. Lucky Cloud (Return)   
11. Just a Blip   
12. Me for Real   
13. Losing My Taste for the Night Life   
14. My Tiger, My Timing   
15. A Sudden Chill 

320 kbps | 135 MB
Download





Marcadores: