Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Ne Zhdali - Discografia / Discography (320~192)
Postado por Andre Carvalho em terça-feira, 6 de dezembro de 2016.


Originalmente postado por Henrique Tonin em 08/10/2008.



Ne Zhdali (Не Ждали) é uma banda da Estônia criada em 1987. Começou a chamar a atenção do mundo ocidental após a queda da União Soviética, por sua nova abordagem da música folclórica de várias partes do mundo e pela exploração quase paranóica das capacidades físicas e mentais dos músicos. Representou uma revolução dentro do underground soviético, com sua sonoridade genial e desafiadora.

Seu primeiro álbum, 
Rhinoceroses and other forms of life, foi comparado a algumas obras do Henry Cow, e é uma legítima obra de avant rock, com toques de jazz, experimentos vocais e instrumentais e alguns elementos de folk.

O álbum seguinte, She-ye-ye, representa um grande passo na direção do dadaísmo e tem uma presença maior de sopros, ruídos, passagens quase atonais e uma sonoridade mais próxima do free jazz e do R.I.O. As influências da música local ganham mais força e evidência a partir do Hey Driver Cool Down The Horses, de 1994. Uma das suas músicas mais belas ao meu ver, They are also sad in China, faz parte deste álbum.

Mas creio que a sua obra-prima seja o quarto, intitulado What Ever Happens, Twist
Neste, as tendências que vinham sendo seguidas se consolidam e unificam numa obra de grandes proporções e, ao mesmo tempo, grande unidade. Uma obra de rock hibrido, em que se (des)equlibram jazz fusion, dadaísmo, folk, experimentalismo e excelentes trabalhos com os instrumentos, harmonias, quebras de ritmo, etc., tudo isso aliado a uma intensidade punk.

Influências de klezmer, música cigana, funk, jazz em geral e canções folclóricas do litoral do mar báltico podem ser percebidas ao longo de quase toda a discografia da banda.
 Para uma apreciação mais completa da diversidade das composições, recomendo os dois registros ao vivo, Tokyo, Nov.25, 1998 e Live Rarities Vol. 1.


















discografia completa / full discography
TORRENT HERE








 Rhinoceroses And Other Forms Of Life (1990)





She-ye-ye / Ще-Е-Е (1991)




Hey Driver Cool Down The Horses!!! (...Не Гони Лошадей!) (1994)





Whatever Happens, Twist! (1995)




Live Rarites Vol. I (1997)




Pollo D'oro (1998)
[+The Billy Tipton Memorial Saxophone Quartet]






Marcadores: ,