Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Pharoah Sanders
Postado por Thiago Miotto em terça-feira, 18 de dezembro de 2007.

"Detentor de um dos mais exóticos sons de saxofone, Pharoah Sanders projetou-se no meio musical depois de ter sido convidado por John Coltrane para participar no seu grupo. Sanders nasceu em 1940 em Little Rock, Arkansas, no seio de uma família musical; os seus pais eram professores de música. Começou a tocar clarinete aos 6 anos de idade, passando pelo piano e pela bateria, tendo finalmente optado pelo saxofone tenor (...) Tocou com alguns músicos brilhantes do mundo do free jazz tais como Sun Ra, Don Cherry e Billy Higgins.

Em 1963 formou o seu primeiro grupo com o pianista John Hicks (com quem continuaria a tocar esporadicamente até aos anos 90), o contrabaixista Wilbur Ware e o baterista Billy Higgins. Por coincidência, John Coltrane encontrava-se na audiência do clube Village Gate em Nova Iorque, numa noite em que Pharoah Sanders tocava com o seu grupo. Graças a este feliz acaso, Coltrane convidou Sanders para tocar consigo. A colaboração entre Coltrane e Sanders tornou-se numa das mais empreendedoras do jazz. Juntos extrapolaram os limites do free jazz, abandonando os conceitos mais tradicionais desta música, como o swing e a harmonia funcional, em prol de estruturas irregulares e sons dissonantes.

O estilo da interpretação de Sanders destaca-se pela sua agressividade nua e por uma paixão sem limites na procura de sonoridades mais enérgicas e físicas do seu instrumento."

Marcadores: