Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Ojos del Cielo - (álbum homônimo)
Postado por Henrique Tonin em segunda-feira, 21 de janeiro de 2008.
Ojos del Cielo é um projeto paralelo dos guitarristas uruguaios Marcelo Fernandez e Gustavo "Topo" Antuña, da banda Buenos Muchachos. A formação é completada por um violinista, vaga ocupada suscessivamente por diferentes instrumentistas (Jorge Rodríguez, Vivianne Graff, Nicolás Giordano), sendo Jorge o violinista original e atual.

Até agora gravou dois álbuns: "Ojos del Cielo", de 2002 e "Ojos del Cielo II", de 2008.

Sua música é totalmente instrumental e tem algumas doses de experimentalismo, valorizando a criação de paisagens sonoras altamente lisérgicas e a incorporação subjetiva de elementos clássicos, folks, platinos (mais no "sentimento" da música que na técnica, que fique bem claro), ska e balcânicos. Soa às vezes como um Post-Rock.

Download

Há algumas composições profundíssimas, em que a beleza parece emergir de zonas obscuras e desoladas, como em Libelula Lunna. Outras passagens (Larghetto Largo Larghetto e Florencia, por exemplo) soam um tanto nostálgicas, mas acolhedoras, reconfortantes.

Golpeau
me parece uma música claramente platina; algo extraído de um tango mas executado com instrumentos avessos a ele... Aliás, o escritor Jorge Luis Borges disse que só lhe agradava o tango dos primeiros tempos, simples e sem acordeón. Gosto de pensar que eles, sem ter pretensão alguma, resgatam algo de perdido e essencial na música do passado; revelando que, na verdade, não há passado nem futuro quando se fala de música.

Marcadores: