Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Satanique Samba Trio - Misantropicalia (2004)
Postado por Daniel em segunda-feira, 21 de abril de 2008.


Genre: Experimental
Origin: Brasil


Descrição:
Pouca gente entende, alguns passam mal, outros gostam sem saber do que se trata. Um ou outro tenta dançar. Obviamente não consegue. Condizente com as intenções de Lúcifer, na quadra do Satanique Samba Trio, o lobo não se disfarça de ovelha. Seria Walt Disney demais para os garotos da guangue local. Acostumado com a secura rompe-septo e o sol sempre a pino no planalto, vosso demônio se traveste de arara - ou calango, sabe-se lá que vicho vive no cerrado.

Formado em 2002 por um estudande de música e artes plásticas que atende pelo pejorativo apelido de "munha", o grupo foi erguido à sombra de finadas bandas experimentais do cenário brasiliense como Lusbel is a Jazz Project, Erógano e Über Nacht. Entenda que o Satanique Samba Trio é quase uma orquestra, dada a formação erudita de seus integrantes: Lupa, o baterista, é formado em música e pesquisador corrente de ritmos africanos (também é integrante-compositor do grupo Casa de Farinha, dedicado a difundir a música tradicional nordestina pelo Brasil e mundo). Marcelo Vargues é formado em trompete pela UNB e toca ocasionalmente na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. O cavaquista Hideki estudou música a vida inteira e ultimamente tem se elvolvido com grupos de pesquisa em música eletrônica patrocinados pelo Governo Federal. RC é guitarrista há 15 anos e formado em engenharia de som. Munha, o regente, compositor e baixista da banda, é pupilo de Jorge Muhaim (compositor contemporâneo residente em brasília desde a década de 60).

O espectador geralmente tem uma certa dificuldade para identificar possíveis influências do Satanique Samba Trio. Em muitos casos, cita Henry Cow, Hermeto Paschoal, Arrigo Barnabé e John Zorn, mas ouvintes mais habituados à música erudita de certo se aproximariam mais da verdade ao apontarem Anton Webern e Gustav Mahler. "Bossanova Satanista", ziriguidum infernal", metralhadora tropical" e "trem-fantasma para maracangalha"... Muitos já tentaram embora nenhum tenha acertado a veia do paciente exposto ao grupo brasiliense. O fato é que se trata de um trabalho único e isso é bem evidente para quem os ouve.
e os bem afortunados viverão para ouvi-los.


FONTE: TREZETA MUSIK

DOWNLOAD

Marcadores: