Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Don Cherry - Complete Communion (1965)
Postado por Henrique Tonin em domingo, 28 de setembro de 2008.

Don Cherry (Donald Eugene Cherry, 1936-1995) foi um dos músicos mais brilhantes do free-jazz. Incorporou à herança do Bebop elementos da música do Oriente Médio, África e India, além de expandir consideravelmente as possibilidades sonoras do trompete e do trompete de bolso (pocket-trumpet).

Unindo-se a Ornette Coleman, por volta de 1957, tornou-se um dos primeiros músicos capazes de acompanhá-lo em suas improvisações, e viria a ser um dos seus mais importantes parceiros musicais, bem como de John Coltrane, Sonny Rollins e outras figuras vitais para a revolução musical que se operava.

Em 1959, após impressionar John Lewis (fundador do Modern Jazz Quartet) num concerto em Los Angeles, o então quarteto de Ornette Coleman revelou-se uma das forças mais promisssoras da geração que surgia. Por influência de Lewis, Coleman e Cherry receberam uma bolsa para freqüentar o curso de verão da School of Jazz, de quem ela era diretor.

Anos mais tarde, e após ter participado da gravação do legendário Free Jazz - A colective improvisation, e tocado com Coltrane, Don Cherry, já residente na Europa, conhece o saxofonista argentino Leandro "Gato" Barbieri. Acompanhado deste, de Ed Blackwell e Henry Grimes, grava em 1965 seu primeiro álbum como band-leader.

É preciso destacar o então promissor Gato Barbieri, saudado como um instrumentista genial e, mais tarde, apontado por alguns críticos (com excesso de otimismo) como o legítimo sucessor de Coltrane, em detrimento de Pharoah Sanders. Suas gravações posteriores às parcerias com Don Cherry são francamente decepcionantes, mas este álbum revela-o, ainda que como estreante, chegando à sua melhor fase, tocando seu sax do modo enérgico e vigoroso pelo qual ainda hoje é lembrado.

O álbum desenvolve-se marcadamente centrado numa improvisação contínua, mas com espaço tanto para as abstrações do "free" quanto para passagens mais melódicas, valorizando sobretudo o diálogo entre sax e trompete.



Gato Barbieri - Sax tenor
Ed Blackwell - Bateria
Don Cherry - Trompete, Corneta
Henry Grimes - Baixo

Faixas:
1. Complete Communion
Movimentos:
Complete Communion / And Now / Golden Heart / Remembrance.

2. Elephantasy
Movimentos:
Elephantasy / Our Feelings / Bishmallah / Wind, Sand And Stars.

Marcadores: ,