Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Banda Elástica - Discografia parcial
Postado por Henrique Tonin em quinta-feira, 21 de janeiro de 2010.
(Como meus uploads anteriores foram apagados do servidor, estou disponibilizando novamente alguns dos álbuns mais o Catálogo de Tiraderos, que ainda não havia sido postado aqui. Estão faltando dois: Los Awakates de Nepantla e M aquizcoatl)

Para quem quiser ler:

A Banda Elástica se formou no México na metade dos anos 80, quando tinha uma considerável popularidade entre os setores intelectuais mais avançados, e gravou seu último trabalho em 2003. Nesse período, sofreu a influência direta do jazz fusion e de grupos ligados ao R.I.O. Apesar de ser vista como uma resposta local ao Henry Cow e a evolução das duas bandas ter seguido um caminho parecido, a Banda Elástica é um dos grupos mais únicos do R.I.O. Vale lembrar que houve um cenário experimental muito forte no México (houve inclusive um "Primer encuentro de Rock En Oposición" no ano do lendário Rock In Opposition, embora não houvesse ligação direta entre ambos); o fato é que só se destacaram dele os grupos movidos por uma vontade real de criar e de desenvolver suas próprias concepções musicais, o que a B.E. fez no grau máximo.

A influência da música mexicana de raiz pré-colombiana era muito forte, mas  isso não levou a  um simples folk-prog, como o de muitas outras bandas locais. Os dois primeiros álbuns são uma mescla de polirritmias, atonalismo, desconstruções de ritmos hispânicos, feeling, ruído, humor absurdo,  latin-jazz ("Alto a la caceria"), passagens da improvisação à arranjos complexos, um prazer de tocar comparável ao dos Mother Of Invention, algo de flamenco e em algumas passagens uma espécie de "rock' n' roll progressivo" ("Infrasapien", "Aun pero").

Dentro dessa margen é possivel saber o que esperar dos demais álbuns. "Ai Tencargo" é o mais complexo deles, e foi inteiramente escrito por compositores eruditos para a banda; são peças mais longas, mais obscuras e que utilizam muito bem a imensa gama de instrumentos do grupo, incluindo sax, marimba, tabla, flautas, trombones, etc. "Catalogo de Tiraderos" é um álbum que reúne músicas gravadas ao vivo e partes de jams gravadas durante ensaios (apesar de a maioria dos sites especializados catalogá-lo como de estúdio); é um pouco diferente dos demais trabalhos, mas é o melhor para dar uma idéia do poder de improvisação do grupo. Além disso, tem a participação de Carlo Nicolau, co-fundador do Nazca.

1º Álbum (1985)



2 (1986)


Catalogo de Tiraderos (1997)


Ai Tencargo (2003)

Marcadores: