Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Horatiu Radulescu
Postado por Thiago Miotto em sábado, 10 de julho de 2010.



É difícil tecer simples comentários sobre este homem. Compositor com idéias enormes e algumas vezes praticamente inconcebíveis (composição para 9 orquestras, por exemplo), Radulescu é considerado pioneiro na música espectral romena (que diverge bastante da escola francesa com Grisey, Murail e companhia).

Influenciado pela música de diversos povos e épocas (bizantina, hindu, indiana, erudita ocidental), pela matemática, fenomenologia, reflexões sobre a série harmônica, crenças e filosofias orientais, Radulescu criou uma obra singular, nos convidando à meditação e a pisar no desconhecido, apontando parte do futuro da música (como hoje observamos com atuais compositores) através de antigas tradições.

Homem de atos paradoxais, foi um dos mais racionais e poéticos compositores do final do século XX, intitulando-se como filho de Scelsi e sobrinho de Ligeti em termos musicais.

Aqui vocês poderão ouvir uma prévia do que os aguarda. Boa viagem e pesquisem mais se interessar, pois sua obra é muito ampla para que possa ser circunscrita num único álbum.

Download





Marcadores: