Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Franz Joseph Haydn
Postado por Andre Carvalho em domingo, 21 de agosto de 2011.




Franz Joseph Haydn nasceu no ano de 1732 em Rohrau, um aldeia austríaca nas proximidades de Viena. Um amigo de sua família notou que Haydn tinha uma voz agradável e o ajudou a ingressar no internato da corte imperial em Viena no ano de 1740, onde os pequenos cantores eram preparados para participar do coral da corte imperial; contudo, quando veio a sua puberdade e sua voz mudou, Haydn foi forçado a abandonar o colégio, isso em 1749.

Os anos que se seguiram pode-se dizer que não foram tão agradáveis para o jovem músico, porém isso mudou em 1761 quando foi convidado a trabalhar na corte imperial do então príncipe Esterhazy no leste da Áustria, um grande entusiasta da música, onde foi quase que imediantamente imcumbido de comandar o movimento musical da corte, permanecendo lá por longos 30 anos.

Em 1781 Haydn conhece Mozart, tornando-se o seu grande amigo até a morte deste último em 1791. Haydn admitiu a superioridade de Mozart como compositor de óperas, e Mozart reconhece que aprendeu muito com Haydn sobre composição de música instrumental.

Após a morte de seu amigo, Haydn muda-se para a Inglaterra, permanecendo lá até 1794, onde compôs as suas 12 últimas sinfonias (de número 93 a 104), dentre as famosas Sinfonia de Londres e a Sinfonia Surpresa. Após esta pequena estadia em terras britânicas, Haydn volta para Viena onde passas seus últimos anos de vida, até vir a falecer no ano de 1809.


Haydn apesar de ter vindo de uma família humilde e piedosa, não teve grandes sofrimentos durante a sua vida, e deve ser por isso que todos os seus temas são alegres, aliás, possivelmente os mais alegres de toda a música clássica.

Franz Joseph Haydn foi um dos poucos compositores que conquistaram grande fama e prestígio ainda durante a vida, tendo ficado conhecido em toda a Europa, Haydn tem indiscutivelmente o posto de um dos maiores comopositores de todos os tempos.

Os trabalhos de Haydn que postarei aqui são sua Missa No. 11 em D menor e seu incrível Concerto para piano e Orquestra No. 11.


Sua Missa No. 11 (Nelson Mass), possui uma elevação de espírito impressionantel, e mesmo sendo ateu adimito quase me ajoelhar em adoração a ela.

E quem talvez vier a duvidar que Haydn compôs os temas mais alegres da música erudita, escute o Concerto para piano e Orquestra, principalmente o primeiro movimento ;)



Missa No. 11 in D minor "Missa In Angustiis", Lord Nelson Mass*











1. Kyrie
2. Gloria: Gloria in excelsis Deo
3. Gloria: Qui Tollis peccata mundi
4. Gloria: Quoniam solus sanctus sua
5. Credo: Credo em unum Deum
6. Credo: Et est incarnatus
7. Credo: Resurrexit Et
8. Sanctus
9. Benedictus Benedictus qui venit
10. Benedictus: Hosanna in excelsis
11. Agnus Dei: Agnus Dei, qui peccata Tollis mundi
12. Agnus Dei: Dona nobis pacem


mp3 l 51 MB

Download

*apesar da capa o link é apenas para a Missa No. 11



Concerto Para Piano e Orquestra No. 11 in D maior









I. Vivace (7:33)
II. Un poco Adagio (7:28)
III. Rondo all'Ungarese - Allegro assai (4:30)


mp3 | 26 MB

Download

Marcadores: