Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Alfred Schnittke - Symphony No. 0 & Nagasaki
Postado por Andre Carvalho em domingo, 28 de agosto de 2011.


Obra escrita por Schnittke nos seus poucos 22 anos, a Sinfonia No. 0 demonstra a muita influência que Shostakovich teve em seu início de carreira, tendo passagens que possuem muitos elementos clássicos que vão se repetindo ao longo da obra.





O orátório Nagasaki, que serviu como peça de graduação para o jovem músico, possui um belíssimo tema inicial, seguido de um coral realmente poderoso. Nagasaki também é marcante por tratar de um tema de grande comoção para todos: o lançamento da bomba atômica. Schinittke se sai muito bem retratando os momentos de mau presentimento e desespero vividos pelo povo japonês. Talvez o final possa soar um pouco maçante para alguns, já que o fim repete-se um pouco, mas me parece indispensável isso, levando-se em consideração que não haveria outra forma de se lidar com este tema que não fosse um final cerimonioso como o deste oratório.





Para quem quer correr atrás dos trabalhos completos do Schnittke, estas duas obras são indispensáveis, e para aqueles que ainda não o conhecem, também acaba sendo uma boa alternativa, ainda que ela não demonstre toda a religiosidade e humor negro que suas obras posteriores terão como elementos contínuos.








Symphony No.0

1.

I. Allegro ma non troppo

2. II. Allegro vivace
3. III. Andante
4. IV. Allegro

Nagasaki, Oratorio for mezzo soprano, mixed choir and orchestra

5. I. Nagasaki, City of Grief
6. II. The Morning
7. III. On That Fateful Day
8. IV. On the Ashes
9. V. The Sun of Peace



107 MB | mp3

Download

Marcadores: