Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do LastFM e no Facebook.


Dmitri Shostakovich - Symphony No. 5
Postado por Andre Carvalho em quinta-feira, 27 de outubro de 2011.


Talvez a mais russa das sinfonias. Épica, forte, exagerada, psicológica...retrata muito do gênio de Shostakovich e do que é o espírito russo.


Esta gravação foi feita das épicas execuções da Orquestra Filarmônica de Leningrado sobre a regência de Mravinsky. Acho que até hoje nenhuma orquestra conseguiu executar com maior maestria as sinfonias do Shostakovich, e isto porque a orquestra de Leningrado foi a que tocava com maior força e rapidez que se tem notícia (o que é extremamente necessário em alguns casos, como este do Shosta).

A qualidade também está muito boa, pode-se até perceber alguns espectadores tossindo.


O primeiro movimento já apresenta uma certa força e ritmo, com temas que receberão variações nos movimentos seguintes (II e III).

O segundo movimento abre já com uma dessas variações, tendo muita tensão na execução dos instrumentos de cordas. Coisa que com a orquestra de Leningrado tomou sua forma pura e original, a maioria impõe mais cadência e retira essa tensão, o que descaracteriza totalmente até mesmo o próprio Shostakovich.

O terceiro movimento possui talvez o que seja os 30 segundos mais exagerados da música clássica. Ele já começa totalmente sentimental (bem diferente do movimento anterior), com uma beleza e leveza que é meio difícil se ver no Shosta. E aos poucos (seguindo a calma com que inicia) culmina aos 7:40 em algo que me parece consguiu expressar em termos artísticos, literários e até mesmo psicológicos. o que é e o que foi o povo russo. Realmente incrível.

Bom, o último movimento só ouvindo mesmo pra acreditar.

Diz-se que foi tamanho o impacto no público quando ela foi executada pela primeira vez em 1937, que o mesmo ficou de pé aplaudindo por cerca de 40 minutos.









I. Moderato
II. Allegretto
III. Largo
IV. Allegro non Troppo


mp3 | 256 kbps | 76 MB

Download