Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Improvisação Livre no Brasil - Parte I
Postado por Thiago Miotto em terça-feira, 22 de maio de 2012.



A improvisação livre no Brasil está crescendo em adeptos e atividade em dois principais lugares: nos arredores do Rio Grande do Sul e na cidade de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, que até pouco tempo tinha apenas o projeto Abaetetuba e alguns poucos improvisadores que se apresentavam, agora conta com o Circuito de Improvisação Livre, nascido a partir das oficinas trazidas pelo Centro Cultural São Paulo, com dezenas de jovens improvisadores se envolvendo.

O Circuito já está na décima sétima edição e tem sido realizado toda semana, em diversos pontos de São Paulo, com as mais diversas formações, que geralmente são organizadas por um curador. Muitas gravações em áudio e vídeo estão sendo feitas e em breve haverá um canal no youtube reunindo todos os vídeos feitos até o momento, o qual postarei num momento posterior.

No Sul, estão nascendo diversos projetos tendo a improvisação livre como foco, passeando por várias searas (música eletroacústica, ritualística, uso de objetos, flertes com o free jazz, noise, entre outros). No link da Mansarda Records existem diversos trabalhos que estão sendo feitos nos arredores. Também nascido por lá, aproveito para deixar o link do belo site Improviso Livre, criado e organizado por Gustavo Bode e Diego Dias (que tocam em vários cds que podem ser encontrados no link da Mansarda Records), e que tem prestado e reunido muitas informações valiosas para o desenvolvimento e divulgação da improvisação livre, com artigos, entrevistas, material, entre outros.


Mansarda Recods

Improviso Livre


Em breve pretendo fazer uma postagem com gravações de São Paulo e arredores.

Boas leituras e audições.