"O máximo que eu posso fazer, é não deixar meus ouvidos atrapalharem", disse certa vez Schnittke, referindo-se sobre seu método de composição, onde assim como Charles Gayle, não competia com os sons do cotidiano, tampouco os imitava, e sim cooperava com eles.
Durante os anos os quais morou na URSS como compositor, Schnittke tinha o dever de compor trilhas sonoras para os filmes da Mosfilm, estatal soviética responsável por toda a produção e distribuição cinematográfica na Rússia. Por ser um trabalho que exigia uma rotina diária, além de certos prazos e obrigações (muitas vezes curtas e também pesadas), Schnittke em certas ocasiões sentia-se desgostoso com sua situação. No entanto, é inegável também como este trabalho foi importante na evolução da sua composição, influenciando profundamente na sua forma de compreender a música. Sendo por conta deste trabalho, o motivo pelo qual Schnittke secularizou sua forma de compor em "música séria" e "música cotidiana e banal". Obviamente esta última não deve ser tida com desprezo por parte do compositor, Schnittke apenas faz esta diferenciação pelo fim um pouco diferente de ambas.
A união entre compositores eruditos e o cinema não surgiu com Schnittke ou na sua época, muito antes, no início do século XX, compositores mais famosos como Shostakovich e Prokofiev já compunham trilhas sonoras para o cinema e teatro, influenciando desta forma o cinema, e igualmente sendo influenciado por ele; basta notar os 'cortes' e 'desvios' presentes em muitas obras de ambos os compositores.
Quanto a isso, pode-se dizer que Schnittke foi um pouco mais longe. Sua ligação com o cinema, e com os diretores, elevou sua obra para um caminho único, universal e absolutamente original. 'Os sons banais do cotidiano', 'melodias assobiadas aleatoriamente', tudo isto ia para o caldeirão mágico do compositor, onde eram feitas sus trilhas sonoras. Aos poucos, esta forma de condensação dos 'sons os quais são comuns à todos', conseguiu algo praticamente impensável: imbuir no termo "POP" um significado realmente positivo. Pode-se verificar isto não só no seu trabalho para o cinema, mas também em obras como o Requiem, Concerto Grosso No. 2, e principalmente na sua Cantata Fausto, mais precisamente em 'Es Gescha', parte na qual Mephisto vai ao encontro de Fausto para fazer cumprir o acordo de ambos, terminando-o por esquartejar. Nesta peça em especial, nota-se a união de tudo, em uma forma na qual ficamos boquiabertos, imaginando quando raios alguém poderia compor algo assim, com um sentido tão universal. Pois ele o fez.
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Infelizmente é complicado conseguir legendas para os filmes soviéticos antigos, mas isto também em nada impede de se emocionar tão mais profundamente quanto alguém que os tenha assistido, por isto, independente de qualquer coisa, estas quatro compilações dos trabalhos do Schnittke para o cinema, podem e devem ser apreciados como trabalhos 'normais', sem tem de estar necessariamente associados a outras mídias para serem 'compreendidos' na sua totalidade.
Não deixei a valsa do adeus no título da postagem por acaso. Esta é uma das trilhas mais significativas compostas pelo Schnittke. Esta beleza triste das despedidas, encontra-se presente da primeira a última nota, parecendo realmente não haver nada melhor para representar estes momentos de adeus, do que uma valsa...
The Story of an Unknown Actor
1. Thema - Titelmusik
2. Agitato l - Schlitten
3. Agitato ll - Reise
4. Walzer (Abschied)
5. Thema und Marsch
6. Epilog - Finale
The Commissar
7. Spaziergange d. Wawilowa durch die Stadt
8. Hochzeit
9. Attacke
10. Spiel
11. Einzug in die Stadt
12. Liebe
13. Keller
14. Regen
15. Traum
16. Wanderung der Verdammten
17. Einsicht
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Clowns and Children
1. Title music
2. Intermezzo
3. Acrobats
4. In the hospital
5. Waltz
The Waltz
6. The Building Site
7. Carriage
8. Factory
9. Vovka
Glass Harmonica
10. The Musician and the Carillon
11. The Procession
12. Faces - Flights - Pyramids
13. The Musicians - The Awakening
The Ascent
14. Sotnikov's Death
15. On the Sled
16. Remorse
320 kbps - 134 MB
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Das Marchen der Wanderungen (The Fairytale of the Wanderings)
1. In der Fledermaushohlen
2. Absturz der Kutsche - Das Meer
3. Liebeserklarung - Orlandos Thema
4. Katz - und Maus - Spiel
5. Maitanz - Spelunke - Jagd
6. Pest
7. Minuet
8. Tanz - Walzer - Orlandos Tod
9. Zerstorung des Schlosses
10. Finale
Rikki-Tikki-Tavi
11. Titelmusik
12. Bedrohung und Rettung
13. Nacht
14. Legende
15. Kampf
16. Epilog
320 kbps | 165 MB
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Sport, Sport, Sport Suite
1. Titelmusik: Interview
2. Griechenland - Das Bad: Adagio - Pesante
3. Zukunft: Menuett
4. Das Lied des Kaufmanns Kalaschnikow: Allegro
5. Schlachtenbummler: Menuett - Fugue: Allegro
6. Der moderne Sport: Training - Sieger - Finale: Allegro molto - Andante
Adventures of a Dentist
7. Maschas Lied: Tempo di valse
8. Gloria: Maestoso
9. Der Park: Tempo di valse
10. Pantomime: Allegretto
11. Charleston
12. Fruhling
13. Walzer: Moderato
14. Verzweiflung: Andante
15. Finale
320 kbps | 116 MB
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