Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Postais Sonoros Vol. I: O Rio Grande do Sul (1962)
Postado por Andre Carvalho em domingo, 19 de janeiro de 2020.



Barbosa Lessa foi um grande intelectual brasileiro, folclorista, escritor, teórico, músico e sobretudo, vivente das coisas do campo. Dedicou sua vida e obra na investigação da formação cultural, musical e literária que os povos originários e outras etnias relegaram ao Brasil, sobretudo a este canto mais embaixo no mapa do país que convencionou-se chamar Rio Grande do Sul. 

Sempre tendo em vista o dinamismo dos costumes e as relações hierárquicas as quais permeiam qualquer fenômeno histórico, Barbosa Lessa jamais viu, e de forma alguma poderia aceitar, o engessamento e conservadorismo retrógrado que tomou conta dos CTG's (Centros de Tradições Gaúchas), que ele mesmo ajudou a fundar, e o qual também foi posterior e duramente criticado por tantos outros músicos e escritores, como Cyro Martins e Luiz Sérgio Metz.

Este álbum, ao que parece, deveria iniciar uma série onde cada região/estado teria suas cantigas arquivadas, rearranjadas e apresentadas para o resto do país, e porque não, para o mundo. Infelizmente o projeto parou por aí e este ficou sendo o único registro deste tipo. 

Entre outros músicos presentes neste compilado estão Carla Diniz, Geraldo Príncipe, o grande Chico Raymundo, bem como o próprio Conjunto Barbosa Lessa. 

A maioria das canções ganhou orquestrações e o tom característico daquele período conhecido como "A era de ouro do rádio". Há de se fazer alguns breves apontamentos: a canção "Quando sopra o minuano" era tocada religiosamente na alvorada de todos os dias na Rádio Guaíba, como um despertador, assim como "A tristeza do Jeca" de Tonico e Tinoco era tocada em todo final de tarde na Rádio Nacional. Já a faixa "Roda Carreta" carrega toda a melancolia e simplicidade de uma vida que além de sofrida não apresentava muitas perspectivas; é um registro quase imaterial dos sentimentos que tomavam os homens e mulheres que construíram o interior do Brasil, em um modo de vida que se hoje ainda não desapareceu, está em vias de extinguir-se. 



Roda, roda, roda carreta
Roda lá pro fim do mundo
Roda, roda, roda carreta
Roda que nós vamos juntos

O boi da ponta é o destino
Companheiro do esperança
O boi 'Brasino' é o desejo
Parelha do 'Coração'
Bem perto do carreteiro
É o boi 'Desengano' e o boi 'Ilusão'









01 - Canção do Gaúcho - Geraldo Principe
02 - Quando Sopra o Minuano - Chico Raymundo
03 - Canção do Tropeiro - Chico Raymundo
04 - Roda Carreta - Chico Raymundo
05 - Cantiga de Eira - Geraldo Principe
06 - Negrinho do Pastoreio - José Tobias
07 - Milonga do Bem Querer - Chico Raymundo
08 - Andarengo - Carla Diniz
09 - Quero-Quero - Carla Diniz e Carlito Gomes
10 - Rancheira de Carreirinha - Conjunto Barbosa Lessa
11 - Pézinho - Conjunto Barbosa Lessa
12 - Despedida - José Tobias

_________________________
DOWNLOAD - MEDIAFIRE







Marcadores: ,